Jantando de olhos vendados

jantar-escuro.gif
Jantar no Escuro é experiência de paladar sem a visão

jantar-escuro.gif

Jantar no Escuro é experiência de paladar sem a visão

Esta segunda, no restaurante Chácara Santa Cecília, em São Paulo, acontece uma edição do Jantar no Escuro. O jantar, com menú pré-determinado, é servido ao público que fica de olhos vendados, compartilhando de uma experiência onde a visão é destacada do prazer do paladar.

As psicólogas Elys Feldman e Maria Lyra trouxeram esse conceito da Europa e criaram em 2008 o Ateliê No Escuro, para organizar os jantares que podem acontecer em eventos, residências ou em restaurantes. Este ano foi realizado um Jantar no Escuro no encerramento da Casa Cor, em São Paulo. Estiveram presentes o governador do estado, José Serra e o secretário de esportes, Walter Feldman. Foi Mara Gabrilli quem fez os convites para o Jantar no Escuro da Casa Cor. A vereadora é defensora dos deficientes e queria que os convidados tivessem a experiência de degustar sem a visão.  

O conceito do Jantar no Escuro foi inventado pelo alemão Andreas Heinecke como parte da mostra Dialogue in the Dark, criada por ele e evento itinerante que roda o mundo desde 1988. Em 1986 o jornalista Heinecke, que trabalhava para uma rede de TV alemã, teve de montar um programa de treinamento para um colega que havia perdido a visão. Chocado com a discriminação aos cegos, acabou se aprofundando em seu mundo e, em 1988, estreou a mostra Dialogue in the Dark em Frankfurt, na Alemanha.

Em Dialogue in the Dark guias cegos conduzem os visitantes através de um ambiente de total escuridão, onde se aprende a confiar nos outros sentidos, excluindo a visão. A exposição já foi apresentada em mais de 30 países, em cerca de 110 cidades da Europa, da Ásia, no Oriente Médio e nos Estados Unidos. Uma exibição permanente de Dialogue in the Dark está em cartaz em Hamburgo, na Alemanha e outra foi aberta recentemente em Singapura. Taste of Darkness é a jornada culinária sob a perspectiva dos cegos, criada como parte da mostra Dialogue in the Dark e que é realizada em algumas de suas edições.

No Jantar no Escuro é permitido comer com as mãos, já que os olhos ficam vendados.

Jantar no Escuro

Chácara Santa Cecília

Segunda, 9 de novembro, às 20 horas
Rua Ferreira Araújo, 601, Pinheiros – SP

Menú desgustação: R$ 110 ou R$ 90 (sem vinho)
Reservas: 
11-3034-3910 ou 3034-6251

Deixe um comentário:

comments

Powered by Facebook Comments

%d blogueiros gostam disto: