Garrafa de The Macallan desenhada por Michael Dillon

Bitsmag
Garrafa de whisky The Macallan com rótulo pintado por Michael Dillon em 1926

Whisky bate recorde em leilão e é arrematado por 1,2 milhões de libras

Há um tempo atrás o whisky andava meio deixado de lado com a crescente popularidade do vinho, da vodka e da cerveja. Eis que o whisky anda voltando aos bares mais descolados como o drink da vez. A tradição da bebida tem se tornado sua marca registrada e marcas tem aproveitado muitas histórias das melhores casas de malte da Escócia.

The Macallan é um de whisky fabricado no nordeste da Escócia. A marca, fundada em 1824, começou como empresa de vilarejo, mas logo criou fama por sua qualidade. Hoje a reputação desse malte move aficcionados de todo o mundo. 

Em 1926 o artista irlandês Michael Dillon personalizou com sua arte uma garrafa de The Macallan. Essa peça conseguiu este ano o maior preço já pago por uma garrafa de bebida alcoólica. O leilão foi realizado na Christie’s, em Londres Essa garrafa foi leiloada por 1,5 milhão de dólares (1,2 milhão de libras). 

Outras garrafas do mesmo barril já haviam sido leiloadas este ano por cerca de 1 milhão de dólares. O whisky dessas garrafas foi envelhecido por 60 anos e envasado em 1986. O processo de envelhecimento no barril é o que torna o whisky mais valioso. 

O irlandês Michael Dillon customizou apenas uma das garrafas. Sir Peter Blake, artista que criou a antológica capa do disco Sgt Pepper’s dos Beatles, desenhou 12 rótulos e o artista italiano Valerio Adami personalizou outras 12 garrafas. 

Das 40 garrafas do single-malt considerado o santo graal dos whiskys, 12 tiveram seus rótulos pintados por Sir Peter Blake, que assina a capa do disco Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, e outras 12 pelo italiano Valerio Adami, e finalmente esta única por Michael Dillon. Entre as primeiras estavam as que determinaram os antigos recordes, assim como essa última que agora detém a nova marca.

No Brasil The Macallan é importado pela importadora Aurora.

Bitsmag