Sotheby’s leiloou Cloaca

Bitsmag

image_slide_show_new_44602-1.jpg

Cloaca: Casa de leilões Sotheby’s vendeu obra de fezes do artista belga Wim Delvoye 

Casa de leilões vendeu obra de fezes do artista belga Wim Delvoye

A tradicional casa de leilões Sotheby’s de Londres leiloou no final de janeiro a peça Cloaca Faeces (New York, 26.01.2002, 2.30 P.M.) do artista belga Wim Delvoye. A peça é um produto de sua máquina de fezes, parte do projeto Cloaca. A peça saiu pelo preço estimado, em torno de 3 mil libras, cerca de 11 mil reais. Não se sabe quem foi o comprador pois muitos realizam a compra por telefone e através de agentes. Seria, quem sabe, algum operador gaiato de Wall Street, apostando no humor e conceituando os tempo atuais de crise financeira?

O renomado projeto Cloaca do artista é uma série de 8 máquinas que têm sido mostradas em museus ao redor do mundo, desde 2000. O projeto é uma colaboração de Delvoye com artistas e cientistas da Universidade de Ghent com o objetivo de imitar as funções do aparelho digestivo humano de forma o mais fidedigna possível. A peça vendida no leilão da Sotheby’s foi produzida numa performance de Delvoye’s com a Cloaca – New & Improved no New Museum de N.York, em 2002.  

O trabalho de Delvoye apenas imita as fezes. Já o artista espanhol Santiago Sierra faz obras com excremento humano de verdade. 

Bitsmag