Quadrinhos

Bitsmag

quadrinhos.gif 
Documentário do Canal Brasil conta a história dos quadrinhos brasileiros em cinco episódios

mauricio-rindo.jpg

Documentário conta a história dos quadrinhos brasileiros em cinco episódios

Estréia esta terça no Canal Brasil a mini-série Quadrinhos. Com 5 episódios o programa conta a história da arte seqüencial no país com depoimentos de gente graúda como Ziraldo e Maurício de Souza. A mini-série foi produzida exclusivamente para o Canal Brasil pela Ideograph.

Cada episódio vai mostrar uma faceta do tema. O primeiro, que vai ao ar esta terça às 21 horas, fala dos primórdios dos quadrinhos no Brasil com a revista Tico-Tico, em 1905, que lançou personagens como o Lamparina, de J.Carlos. Roberto Marinho já delineava o que viria a ser, décadas mais tarde, um império, com sua revista Globinho.

No segundo episódio, que vi ao ar na terça, 2 de setembro, o programa mostra o boom das histórias em quadrinhos de terror, nos anos 50, além de uma analogia entre o terror e o erotismo de Carlos Zéfiro.

A mini-série Quadrinhos, exibido no dia 9 de setembro, vai mostrar o universo infantil, melhor personificado nos personagens da Turma d Mônica, de Maurício de Souza.

Gibis, Drogas e Rock’n Roll é o tema do quarto episódio, que vai ao ar no dia 16 de setembro. Um trupe de quadrinistas renomado faz depoimentos como Ziraldo, Angeli, Laerte, os irmãos Caruso e outros.

No último episódio de Quadrinhos os heróis brasileiros dão as caras. O Anjo, Capitão Sete, Judoca, Jerônimo, o herói do sertão, nomes que povoaram o imaginário dos quadrinistas e leitores nas décadas de 40 a 60 no Brasil.

Bitsmag