Ossie Clark é sinônimo de swinging London

Bitsmag

ossieclark_twiggy.jpg

Ossie Clark: Marca inglesa revive e mostra nova coleção na London Fashion Week

ossieclark_twiggy.jpg

Não é só Vivienne Westwood que volta a mostrar suas coleções na London Fashion Week em fevereiro próximo. A estilista, que durante décadas exibiu suas criações em Paris, volta a desfilar em sua terra natal, mas ela não é o único nome neste movimento de re-valorização de Londres como pólo de lançamento de tendências.

Um outro nome antológico da moda inglesa volta a aparecer e mostra nova coleção de inverno 08/09 na LFW. É a grife Ossie Clark que regressa ao mundo da moda. A marca, que foi célebre nos anos 60/70 na época áurea da moda londrina, quando a cidade era conhecida como “swinging London”, era das mais representativas da época, ao lado de Biba e Mary Quant. Nos brechós suas peças são disputadas a tapa.
Clark teve seu apogeu até meados da década de 70. O estlista inglês foi o primeiro a fundir rock’n roll com vestidos sexies e muitos deles receberam os nomes das celebridades que os usavam. Celebridades da época era fãs do designer, gente como Cecil Beaton, Jimi Hendrix, Marianne Faithfull, Mick e Bianca Jaggere Elizabeth Taylor. Liza Minelli usou vários modelos de Ossie Clark no filme Cabaret.

Com a moda punk ele não se renovou. Morreu em 1996 e hoje sua marca está sendo revivida pelo empresário Mark Worth, do website de tendências WGSN. Em 2003, o Victoria & Albert Museum promoveu uma mini retrospectiva do seu trabalho.

Esta e outras notícias sobre Londres e os londrinos você encontra no blog London Bits 

Bitsmag