New York Is Now do DJ Spooky

Bitsmag

dj_spooky.jpg
Veja trechos do vídeo que ficou exposto na Bienal de Veneza

Conhecido como DJ Spooky, Paul D. Miller, que basicamente é DJ e produtor musical, tomou um rumo diferente em sua carreira. Ao invés de ser representado por um agente ele é representado por uma galeria de arte em N.York, onde ele mora.

Cinco anos atrás ele lançou seu primeiro trabalho que envolve música e vídeo. The Rebirth Of A Nation é sua leitura sobre o clássico filme de D.W. Griffith, Birth Of A Nation, tido como uma obra prima, um dos primeiros filmes realizados nos Estados Unidos. O filme mudo mostra uma visão bastante racista da guerra civil americana. Em Rebirth Of A Nation Spooky compôs uma trilha para uma remontagem bastante particular do filme de Griffith.

New York Is Now é o segundo trabalho de videoarte de Spooky e segue as mesmas diretrizes, com trilha atual sobre imagens de filmes antigos. No remix de Spooky estão trechos dos cinepoemas dadaistas de Man Ray, do filme Anemic Cinema de Marcel Duchamp e de L’homme Orchestre de Mélies, entre outros filmes antigos que mostram imagens históricas de N.York.

O vídeo foi mostrado na Bienal de Veneza de 2007, no pavilhão da África e na ArtBasel de Miami. Ficou em exposição recentemente na Irvine Gallery de N.York, que representa o artista. Spooky tem tocado em vernissages de outros artistas e em programas específicos de galerias e museus, que envolvem música eletrônica.

Spooky, que também se apresenta como “That Subliminal Kid” (o garoto subliminar), quer deixar de ser conhecido como o DJ que de vez em quando faz obras de arte, preferindo o contrário: o artista que discoteca.

Veja abaixo uma entrevista com o DJ Spooky e trechos de New York is Now:

Interview: DJ Spooky // New York Is Now from All Our Noise on Vimeo.

Bitsmag