Jamie Oliver e o ministério da comida

Bitsmag

jamie_oliver.jpg

Novo programa de Jamie Oliver ataca alimentação da classe média britânica

jamie_oliver.jpg

Novo programa do chef ataca alimentação da classe média britânica

 

Ministry Of Food é o novo programa de Jamie Oliver na TV britânica (Channel 4), ainda sem previsão de exibição no Brasil. O chef que é um ativista da comida balanceada e dos alimentos orgânicos, tem criado várias iniciativas no sentido de combater a comida rápida, os hamburguers e os péssimos hábitos dos britânicos no que diz respeito à alimentação. A comida britânica de fato não é nada saudável. Do “fish and chips”, provavelmente o prato da cozinha inglesa mais conhecido, só se sabe que é um peixe com batatas fritas, muito óleo e muita fritura. No café da manhã, o “english breakfast” é um amontoado de coisas onde reinam os ovos com bacon e engordativas panquecas, costume que imigrou para os Estados Unidos com a colonização e persiste até hoje.

Em Ministry Of Food Jamie Oliver chega perto de Gordon Ramsey na falta de paciência e descortesia com senhoras da classe trabalhadora britânica que alimentam seus filhos com hamburguers e o pior da junk food. A inspiração do chef é o Ministério Da Comida, que realmente existiu no Reino Unido encorajando os britânicos a se alimentar de alimentos locais durante a segunda guerra mundial. O Ministério Da Comida encorajava os cidadãos a comer vegetais usando personagens de desenho animado como Potato Pete e o Dr Carrot (Pedro Batata e Doutor Cenoura). No entanto essa foi a última vez que o governo britânico interviu na alimentação dos britânicos.

Jamie já havia tentado intervir nas merendas escolares com um programa de cardápio especial que na maioria das vezes era rechaçado por crianças e adolescentes britânicos. Agora ele resolveu atacar na TV, com repercussão nos tablóides ingleses, os péssimos hábitos dos britânicos à mesa.

Veja abaixo clipes da nova série de Jamie Oliver, Ministry Of Food

 

Bitsmag