Concurso escolhe projetos de arte urbana no Rio de Janeiro

Bitsmag

cow_parade.jpg

Prêmio Interferências Urbanas vai escolher dez trabalhos para serem realizados ainda este ano

o-q-rola-v-cv.jpg

Prêmio Interferências Urbanas vai escolher dez trabalhos para serem realizados ainda este ano

Está em vigor o prazo de inscrição para o concurso Interferências Urbanas. Esse prazo vai até 22 de setembro e os dez ganhadores vão levar 8 mil reais cada um para criar e executar uma obra de intervenção urbana que ficará exposta no período entre 24 de outubro e 2 de novembro de 2008 no espaço designado para ela, nos arredores do bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro (veja o mapa). As obras não podem acarretar danos à propriedade pública ou privada nem deixar vestígios após sua retirada.

O prêmio, que está em sua quinta edição, é coordenado por Roberta Alencastro, produtora e uma das criadoras do evento Arte de Portas Abertas em Santa Tereza. Já passaram pelo Interferências Urbanas grandes nomes das artes plásticas cariocas como Thiago Rocha Pita.

Não é preciso ser um artista reconhecido para participar do concurso Interferências Urbanas. A junta de curadores vai julgar os trabalhos em si e não o currículo do artista. Segundo Roberta Alencastro: " … o Prêmio Interferências Urbanas tem outro grande mérito, o da conquista do "público inédito". Por ser um prêmio que antecipa recursos para a realização das obras, tendo como fundamento apenas o projeto, iguala as condições de realização entre os artistas já estabelecidos e o novo. Não é por acaso que vários nomes surgiram de suas seleções e foram imediatamente absorvidos pelo sistema da arte. Não é por acaso que vários artistas receberam outros prêmios e conquistaram espaço inusitado."

Para participar do concurso Interferências Urbanas acesse o site oficial onde está o regulamento e as intruções para envio de projetos. 

mapa_intervencoes.jpg

 

Bitsmag