Experiência com sons eletrônicos

Bitsmag

Circuit Bending de Pan&tone é atração no próximo Multiplicidade no Rio

 

Circuit Bending de Pan&tone é atração no próximo Multiplicidade no Rio

Por: divulgação Multiplicidade 

Auto-didata, tendo apenas fragmentos de teoria eletrônica e um enorme senso de aventura, o gaúcho Cristiano Rosa, mais conhecido como Pan&tone, desenvolve e modifica instrumentos eletrônicos em busca de novas sonoridades, experiência que ficou conhecida mundialmente como circuit bending.

Em poucas palavras, circuit bending é o ato de provocar curto circuito em dispositivos audio-eletrônicos de baixa voltagem como pedais de guitarra, baterias eletrônicas e brinquedos. Cada peça alterada se transforma num objeto único, tudo no melhor estilo “tentativa e erro”.

Pan&tone trabalha com música experimental desde 1989, quando fazia colagens com fita cassete amassadas, microfonias e percussão em sucata. A partir de 2006, começou a fazer shows utilizando como base circuit bending, samplers e alguns sintetizadores. Participou de diversos espetáculos com músicos como: Zbigniew Karkowski (Polônia), Cristof Kurzmann (Áustria), La Kut (Chile), Bernhard Gal (Áustria), Duplexx e Colorir (Brasil). Em 2008 criou o instrumento denominado quadbox contendo uma coleção de gravações experimentais de vários colaboradores ao redor do mundo.

No Multiplicidade, Pan&tone exibirá seu arsenal de peças modificadas aonde todos poderemos acompanhar – ao vivo e através de detalhes exibidos por micro-câmeras – sua procura pelo noise perfeito.

OI Futuro: Rua 2 de dezembro, 63, Flamengo, RJ – Rio
Dia 28 de agosto às 19h30min. Preço: R$ 15

Pan&tone em ação no Goethe Institut:

{youtube}zLi85oYm5NA{/youtube} 

Bitsmag