Dior e o “new look”

Bitsmag

haute_couture_va_london_capa.jpg

Mostra em Londres celebra  a era de ouro da alta costura

haute_couture_va_london.jpg

A exposição Golden Age of Fashion do Victoria&Albert Museum de Londres fica em cartaz até 6 de janeiro. A mostra evidencia a era de ouro da alta costura na Europa, a partir do pós guerra.

O grande marco da alta costura no pós guerra foi o “New Look” de Christian Dior, lançado em 1947. O estilo criou parâmetros para a vestimenta mundial e a alta costura da época raramente foi superada.

As grandes “maisons” parisienses como Balenciaga, Balmain e Jaques Fath estão todas representadas na exposição, ao lado de vários modelos de Dior da época. Costureiros ingleses também são lembrados por sua maestria em alfaiataria, como o designer Hardy Amies, nome que se consolidou na Savile Road, a rua londrina que é sinônimo da melhor alfaiataria do mundo.

O movimento durou cerca de uma década e transformou as grifes de alta costura francesas e inglesas em marcas conhecidas no mundo inteiro com produção desdobrando-se em produtos com perfumes, óculos e outros acessórios.

Entre os designers que têm peças em exibição na mostra estão Cristóbal Balenciaga, Peirre Balmain, Christian Dior, John Cavanagh, Jean Dessès, Givenchy, Roger Vivier e Hardy Amies.

A mostra tem ainda várias atividades paralelas como exibição de filmes e um concurso de design de sapatos. Entre os filmes exibidos, esta semana estará em cartaz Unzipped, de 1995, que mostra os bastidores de um desfile de Isaac Mizrahi e o documentário The Secret World of Haute Couture, da BBC. Às sextas o museu fica aberto até mais tarde e se pode explorar com mais calma a mostra The Golden Age of Haute Couture, tomar um drink no novíssimo café-bar e encontrar outros fashionistas.

Esta e outras notícias sobre Londres e os londrinos você encontra no blog London Bits  

Bitsmag