Crítica ou marketing?

Bitsmag

hirst-capa.jpg 
Obra de Damien Hirst sai por 18 milhões de libras em leilão londrino

damien-hirst_golden-calf.jpg

Obra de Damien Hirst sai por 18 milhões de libras em leilão londrino

Um dos artistas mais controversos da arte contemporânea e, ao mesmo tempo, um dos artistas vivos que têm trabalhos mais caros no mercado, Damien Hirst foi a estrela de recente leilão de arte contemporânea da Sotheby’s.

Descoberto pelo magnata da publicidade e colecionador de arte contemporânea Charles Saatchi, o ícone da cena artística britânica da atualidade sabe que o mercado dá as diretrizes. Ele é um estrategista no “marketing artístico” e, mais uma vez, está na boca do povo por conta deste leilão que vendeu apenas peças de sua produção mais recente.

hirst-capa.jpgO nome do evento de venda exclusiva de obras de Hirst na Sotheby’s foi Beautiful Inside My Head Forever e aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro de 2008. A instalação The Golden Calf, peça mais importante do leilão, tinha preço estimado entre 8 e 12 milhões de libras e foi arrematada por 18,6 milhões de libras. É uma obra monumental com um touro com uma coroa dourada submerso em um aquário de formol.

Foram postos à venda 56 lotes, todos saídos do ateliê do artista. No segundo dia de vendas o leilao foi voltado para novos colecionadores e todas as peças, num total de 156, vão ter preços menores que 40 mil libras. Por esse preço os entusiastas da obra de Damien Hirst brigaram por pequenas pinturas de borboletas ou desenhos preparatórios.

Bitsmag