Confira os melhores desfiles da SPFW

Bitsmag

osklen_4noticias.jpg

Confira o balanço do que foi apresentado na 25a SP Fashion Week – verão 2009

osklen_balanco_spfw.jpg

Fotos: Alexandre Gentil
Colaboração: Nenna Ferreira

A 25a SP Fashion Week mostrou as coleções para o verão 2009 de 17 a 23 de junho. O tema desta edição foi o centenário da imigração japonesa e o designer Kenzo Takada foi o convidado de honra. Giselle Bündchen desfilou para a Colcci, que passou a mostrar suas coleções em São Paulo. No entanto o fiasco fashion da coleção inverno 2008 se repetiu e a grife, confiando no poder de venda de Giselle, esqueceu novamente de mostrar moda num desfile que nem merece ser mostrado. 

A grande polêmica ficou por conta das gordurinhas e celulites de Karolina Kurkova, a modelo que está entre as mais bem pagas do mundo e é "angel" da Victoria’s Secret. Ela desfilou para o bombadíssimo desfile da Cia Marítima que reuniu os poucos famosos que prestigiram esta edição da SP Fashion Week. A imprensa brasileira massacrou a modelo e a imprensa internacional repercutiu. No entanto a discussão é boa, afinal, ela deveria mostrar moda praia ou não? Não estamos no meio de um movimento de suplantar a busca pela perfeição inatingível? Palmas para as gordurinhas da Kurkova… 

No quesito famosos, poucos compareceram, com exceção dos políticos que estão em campanha eleitoral. 

No geral a SP Fashion Week mostrou boas coleções para o verão 2009, mas nada de muito inovador. As formas amplas continuam e as cores são fortes, com muitas estampas. No comprimento as saias ficaram curtas, mas não mini e as calças estão num momento de transição: a cintura alta ainda não se instalou completamente e, na dúvida, o modelo reto fica como o coringa que persiste e não permite erros. O jeans é claro, às vezes branco. Ainda no quesito calças, as saruel pelo jeito voltaram.

A 2nd Floor, a Fábia Bercsek, a Ellus, a Reserva e a Carlota Joakina mostraram os melhores desfiles de moda jovem. Ronaldo Fraga mostrou belos vestidos unindo a brasilidade, o conceito e a facilidade de uso em ótimas propostas e um desfile belíssimo. Lino Villaventura fechou com um espetáculo. E a Movimento mostrou o melhor desfile de moda praia. Nada que suplante a estonteante coleção verão 2009 da Lenny, mostrada no Rio, mas em S.Paulo foi a melhor.

Na moda masculina a Reserva, grife carioca que debutou na SP Fashion Week, mostrou uma bela coleção com pitadas de audácia. 

A Osklen exibiu talvez a melhor coleção de verão 2009, no conjunto, com todas as peças belíssimas e uma proposta de sustentabilidade e bem estar que está mais do que em pauta.  

Veja uma seleção do Bitsmag das melhores coleções exibidas na SP Fashion Week – verão 2009

2nd Floor

Animale

Blue Man

Ellus

Carlota Joakina

Cavalera

Cia Maritima

Do Estilista

Fábia Bercsek

FH

Lino Villaventura

Maria Bonita

MintDesigns

Movimento

Neon

Osklen

Reserva

Ronaldo Fraga

UMA

Bitsmag