Varvatos enfrenta protestos em estréia no CBGB

Bitsmag

varvatos_iggy.jpg

Loja John Varvatos em N.York ocupa espaço que foi do CBGB e ativistas reclamam

Grife se instala no antológico espaço que lançou bandas punk e new wave nos anos 70 e 80 em N.York

Não foi sem protestos que foi aberta esta semana a nova loja do estilista John Varvatos em N.York. A loja fica na rua Bowery, no mesmo endereço onde reinou por décadas o antológico clube CBGB, onde se revelaram algumas das mais importantes bandas americanas dos anos 70 e 80 como Ramones, Talking Heads e Blondie.

Após a abertura do loja no início de abril, a ativista Rebecca Moore fincou pé na calçada em frente à butique com cartazes condenando a empreitada. Um deles dizia: “One small loss of a music space, one large step for pants” (a perda de um espaço musical dá lugar a um grande espaço para se vender calças). Rebeca encontrou vários simpatizantes. Ela acredita que Varvatos não deveria somente usar o espaço do CBGB, apesar de mantê-lo quase intacto, para vender seus produtos, e não considera que o estilo roqueiro, predominantemente masculino, da grife Varvatos tenha alguma coisa a ver com o legado do CBGB.

O CBGB vinha sofrendo nos últimos anos por conta da renovação da área do Lower East Side e do East Village em N.York, outrora bairros alternativos e de aluguel baixo. Por fim o clube teve de fechar as portas em 2006, já que não podia mais pagar o aluguel. Em seu lugar hoje está a loja da Varvatos que, no entanto, preservou bastante do estilo e o espirito do CBGB. A ambientação da loja manteve a madeira escura do piso, os lustres de estilo vitoriano, as cortinas de veludo e o teto negro, além de muitos grafites, murais, móveis e outras relíquias do templo punk.

A grife de roupa masculina não só manteve o estilo punk rocker do CBGB em sua loja, como também escolheu um dos mais assíduos roqueiros que se apresentavam por lá para sua campanha publicitária. Iggy Pop, que raramente é visto vestindo a parte de cima da roupa, está estampando propagandas da Varvatos por toda N.York.

Varvatos, americano de Detroit, lançou sua grife em 2000 e foi duas vezes indicado como designer do ano pelo Council of Fashion Designers da América. Ele tem seis lojas nos Estados Unidos e também vende sua linha de roupas para grandes lojas no mundo todo.

A estética de Varvatos é vintage punk com muitas jaquetas de couro, botas, jeans e camisetas. Os preços, no entanto, não têm nada de punk: uma jaqueta de couro pode custar mais de 2 mil dólares.

Bitsmag